Tóquio 2021: Afinal, os Jogos Olímpicos devem ou não acontecer?
Após um ano de atraso, os Jogos Olímpicos de Tóquio estão programados para começar em julho, com as Paraolimpíadas programadas para começar em agosto. Anos de planejamento – e bilhões em dólares de televisão – significam que os organizadores olímpicos estão ansiosos para realizar o evento sem adiar novamente.
Mas as pesquisas no Japão têm apresentado forte tendência contra os Jogos, como relatam diversos correspondentes no país. Milhares de atletas e outros participantes irão para Tóquio para as competições. No entanto, menos de 1% da população japonesa foi vacinada como relata a emissora americana CNBC. A experiência do país com a pandemia foi comparativamente suave, com o nível de infecções e mortes muito abaixo dos Estados Unidos ou da Europa. Mas isso não é exatamente uma garantia.
Embora os organizadores tenham dito que as vacinas não serão obrigatórias, o Comitê Olímpico Internacional fornecerá vacinas para todos os competidores que precisarem. Alguns países, como Índia e Hungria, estão priorizando atletas olímpicos para vacinação em casa. Os organizadores estão impedindo espectadores do exterior e torcidas também são proibidas no revezamento da tocha olímpica, que começou na província de Fukushima no mês passado.
Uma coisa continua igual: os Jogos ainda se chamarão Tóquio 2020, refletidos em pilhas de camisetas, canecas, sinalização e outras mercadorias de marca.