Coreia do Norte não irá aos Jogos Olímpicos de Tóquio
A Coreia do Norte decidiu não participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio, devido aos riscos do novo coronavírus. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (6) pelo ministro do Esporte norte-coreano, Kim Il-Guk. Segundo entrevista sua dada a um site, esta medida já havia sido colocada em pauta desde março para proteger os atletas da Covid-19.
Surpreendentemente, esta medida pode afetar a sede das Olimpíadas de 2032. Seul, a capital da Coreia do Sul, disse ter enviado ao Comitê Olímpico Internacional uma proposta para candidatura em conjunto com a capital norte-coreana Pyongyang. A Austrália é a favorita a receber os Jogos em 2032.
Segundo especialistas, há ares de boicote na decisão. A Coreia do Norte não possui, relações diplomáticas com o Japão assim como a Coreia do Sul e os Estados Unidos. Não há, porém, nenhuma declaração que demonstre um tom político na questão mas vale lembrar que os norte-coreanos não participaram dos Jogos de 1964, também em Tóquio.
A Coreia do Norte é objeto de sanções internacionais da ONU por seu programa de armamento nuclear e mísseis proibidos. O país está mais isolado do que nunca desde que fechou suas fronteiras como forma de proteção contra o coronavírus, que surgiu inicialmente na China, antes da propagação por todo o mundo. Pyongyang afirma que não registrou casos de covid-19 em seu território, mas especialistas duvidam da informação.
A Coreia do Norte estava classificada para os Jogos Olímpicos de Tóquio em oito modalidades com 16 atletas. Nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, o país comunista levou uma delegação com 31 atletas e conquistou sete medalhas, sendo duas de ouro, três de prata e duas de bronze. A primeira participação do país no maior evento esportivo do mundo ocorreu em 1972, em Munique.