Conmebol fecha acordo para 50 mil vacinas contra Covid-19
A Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol) anunciou hoje (13) um acordo para adquirir 50 mil vacinas contra a Covid-19. O laboratório farmacêutico Sinovac Biotech, da China, será a responsável pela produção.
Primeiramente, o anúncio foi feito no site oficial e também pelo presidente da entidade, Alejandro Dominguez, através do Twitter. Ele agradeceu o que chamou de “gesto de solidariedade” da Sinovac por entender que o futebol é uma “atividade fundamental para a economia, a cultura e a saúde física e mental dos sul-americanos”.
https://twitter.com/agdws/status/1381997014301425664
Primordialmente, a medida visa imunizar equipes profissionais do futebol sul-americano, masculinos e femininos, em todos os torneios de primeira categoria. Ainda que apressada, a iniciativa corre para garantir a realização de competições como a Copa América, Libertadores e Sul-americana.
Além disso, Dominguez ainda agradeceu presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, ao secretário da Presidência, Álvaro Delgado e outros nomes do governo uruguaio pela agilidade na gestão da conquista:
“A Presidência do Uruguai, em seu claro compromisso com o apoio ao esporte, abnegadamente ofereceu seus bons ofícios para mediar perante a Sinovac. Nenhuma outra confederação no mundo conseguiu ter os imunizantes disponíveis para iniciar um processo de vacinação em massa.”
Por fim, a nota da Conmebol informa que toda a operação logística para o processo de vacinação será coordenado com as associações membro. Mais detalhes somente em uma data futura.
A Sinovac é desenvolvedora da Coronavac, vacina produzida no Brasil em parceria com o Instituto Butantan. Aplicada em duas doses, a doação para a Conmebol pode ser suficiente para imunizar até 25 mil pessoas.