Soluções em equipamento hospitalar

Brasil jogará contra Nigéria e Austrália caso conquiste vaga para olimpíadas

A Federação Internacional de Basquete (Fiba) sorteou nesta terça-feira os grupos das Olimpíadas de Tóquio 2020. No masculino, o vencedor do pré-olímpico de Split, na Croácia, onde o Brasil disputará uma vaga para os Jogos, ficará no Grupo B, ao lado de Austrália, Nigéria e do vencedor do pré-olímpico de Belgrado, na Sérvia.

Os Jogos estão marcados para começar no dia 23 de julho, com a disputa do basquete masculino sendo de 25 de julho a 7 de agosto, e do feminino de 26 de julho a 8 de agosto.

Oito seleções masculinas já estavam classificadas, com outras quatro vagas em aberto. Pela distribuição do sorteio, o Grupo A terá Irã, França, Estados Unidos e o vencedor do pré-olímpico de Victoria, no Canadá. Disputam esta vaga os donos da casa, China, Grécia, Uruguai, República Tcheca e Turquia.

O Grupo B tem Austrália, Nigéria e duas vagas em aberto. Para garantir o lugar, o Brasil precisará ser campeão no mini torneio com Croácia, Tunísia, Alemanha, México e Rússia. A outra vaga em aberto na chave será dada ao vencedor do pré-olímpico de Belgrado, em que competem República Dominicana, Nova Zelândia, Sérvia, Porto Rico, Itália e Senegal.

Para o Grupo C foram sorteados Argentina, Japão, Espanha e o vencedor do pré-olímpico de Kaunas, na Lituânia. Disputam esta vaga os anfitriões, Coreia do Sul, Venezuela, Polônia, Eslovênia e Angola.

Como no feminino todas as 12 seleções classificadas já estavam definidas – com o Brasil fora da disputa – não há incógnitas. O Grupo A terá Coreia do Sul, Sérvia, Canadá e Espanha; o Grupo B conta cm Nigéria, Japão, França e Estados Unidos; e no Grupo C competem Austrália, Porto Rico, China e Bélgica.