Fase final dos Jogos Universitários Brasileiros de eSports acontecerá presencialmente
O JUBs eSports (Jogos Universitários Brasileiros) está se direcionando para sua fase final. Após cerca de um mês de confrontos classificatórios realizados de forma online, os quatro melhores jogadores/equipes de cada modalidade se dirigem aos playoffs do evento, que acontece nos dias 27 e 28 de abril de forma presencial em Brasília. As informações são do portal ESPN.
Em sua segunda edição, o campeonato organizado pela CBDU (Confederação Brasileira do Desporto Universitário) possui em seu calendário confrontos de diversas modalidades, como League of Legends, FIFA 21, Clash Royale, Free Fire, Poker e CS:GO.
Os playoffs começam a partir desta terça-feira (27) com a realização das semifinais e acontece até quarta (28), quando os grandes campeões de cada modalidade serão coroados. Tendo início a partir do meio dia, as partidas se estendem até aproximadamente 22h e são transmitidas através dos canais oficiais do CBDU e do JUBs eSports na Twitch.
Para a realização dos últimos momentos do torneio em forma presencial, a CBDU adotará um rígido protocolo sanitário além de contar com uma ‘bolha esportiva’, implementada ao redor do globo em grandes eventos esportivos, para isolar os atletas e pessoas que estarão envolvidas com o evento.
Os atletas serão testados ao chegar em Brasília com testes PCR antígenos que foram comprados pela CBDU e, após o resultado do teste, serão hospedados em quartos individuais e o uso de máscaras, álcool em gel e aferição de temperatura serão obrigatórios. “Isso é obrigação de qualquer competição esportiva. Então sempre foi obrigação, para qualquer ocorrência, e agora também para o Covid”, reforça o presidente da CBDU, Luciano Cabral.
Sem contar com um público presente nas competições, as mesmas serão realizadas dentro do próprio hotel onde os atletas estarão alojados. Lá, a confederação montou uma estrutura exclusiva para o evento com dois palcos – um deles assinado pela Monster Energy – além das experiências garantidas pelo CBDU Experience.
As fases qualificatórias foram realizadas de forma online do dia 1 a 28 de março e reuniu mais de 1.050 participantes, que representaram 136 instituições de ensino superior dos 27 estados brasileiros.
- Free Fire: UEPB Gaming – FPDA/PB; Facape 007 – FAPE/PE; UERR Melhores do Mundo – FUER/RR e Uniceuma SLZ – FAME/MA.
- CS:GO: UEM Epidemia – FPDU/PR; UFSC Titans – FCDU/SC; URI Rockets – FUGE/RS e UFOP Madness – FUME/MG.
- LoL: FURB E-Sports – FCDU/SC; Uninassau Griffins – FAPE/PE; UFRN Carcarás – FNDU/RN e UFG Rensga Eagles – FGDU/GO.
- FIFA21 – Masculino: Paulo Victor Oliveira Souza da UNIFACS – FUBE/BA; Gustavo Nascimento Souza da UNIT – FAES/SE; Matheus de Paula Almeida Silveira da UFMG – FUME/MG e Henrique Rigotti Sabedra da UDESC – FCDU/SC.
- FIFA21 – Feminino: Ana keyla Morais Albino Pereira da UNIP – FESU/DF; Carolina Castellano Marques da Silva da UnB – FESU/DF; Ivanna Thallyta Meireles de Lima da Asces Unita – FAPE/PE e Alexssandra Cristina Batista Pereira da Uniateneu – FUCE/CE.
- Clash Royale – Masculino: Wesley Xavier de Andrade Rodrigues da UFRJ – FEURJ/RJ; Everton da Silva Ferreira da Uniasselvi – FEUP/PA; Arthur Luiz Alves Soares da UFMG – FUME/MG e Rodrigo Gomes Medeiros da UERJ – FEURJ/RJ.
- Clash Royale – Feminino: Lorena Karen de Andrade Leones da UEA – FAUD/AM; Eduarda Bassani da UTFPR – FPDU/PR; Thais Moura dos Santos da UFS – FAES/SE e Maria Clara Alves Viellas Esteves; da UFF – FEURJ/RJ.
- Poker: Herus Araujo Ditzel Neto da PUC PR – FPDU/PR; Pedro de Santana Beck da UnB – FESU/DF; Raul Rezende Szpak da UNICAMP – FUPE/SP e José Lucas Bandeira Duarte da UFRN – FNDU/RN.