Franca x Unifacisa: empatados na tabela, equipes se enfrentam
Foto: João Neto / LNB
Faltando apenas quatro jogos para o fim da primeira fase do Novo Basquete Brasil (NBB), Sesi Franca e Basquete Unifacisa entram em quadra no fim da tarde desta quarta-feira, às 17h, no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, vislumbrando horizontes iguais: se firmar na zona de playoffs.
Apesar de terem o mesmo número de jogos (26), de vitórias (13) e de aproveitamento (50%), as equipes vêm de resultados distintos em suas respectivas últimas partidas. No domingo, o Franca venceu bem o Brasília por 96 a 79. Já na segunda-feira, a Unifacisa, apesar do bom jogo, voltou a pecar no setor defensivo e saiu do Maracanãzinho derrotado por 90 a 79 pelo São Paulo, que com a vitória se firmou ainda mais no G-4 da competição nacional.
Talvez um jogo determinante para o Franca tenha sido a derrota para o Flamengo por 94 a 91, duas rodadas atrás. Aquilo parece ter servido de combustível para as duas vitórias em sequência da equipe. Contra o Campo Mourão, inclusive, um triunfo arrasador, por 113 a 73. Os bons resultados em sequência fizeram os francanos encostarem na própria Unifacisa e também no Fortaleza na zona de classificação para os playoffs.
Pelo lado da Unifacisa, se as minissedes de Brasília e Mogi das Cruzes foram extremamente proveitosas, o mesmo não se pode dizer da sequência atual. Com duas derrotas nas duas últimas partidas disputadas, o Jacaré busca a reabilitação nesta reta final da fase classificatória do NBB. Mesmo com a classificação para os playoffs bem encaminhada, os comandados do técnico César Guidetti entendem que, após flertar, mas não conseguir alcançar o G-4, a meta da equipe deve ser terminar este primeiro momento do campeonato na melhor colocação possível e, para tal, a vitória contra os paulistas se torna indispensável.
Foto: Mariana Sá / LNB
No primeiro embate entre paraibanos e paulistas, em confronto válido pela 6ª rodada, no primeiro turno, a Unifacisa bateu o Franca por 92 a 85 no dia 12 de dezembro de 2020, no Ginásio Henrique Villaboim, em Pinheiros.
Importante lembrar que esta partida entre paraibanos e paulistas estava marcada inicialmente para acontecer no Ginásio do Morumbi, mas foi transferida para o Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, por conta do decreto do Governo de São Paulo, que restringe os eventos coletivos, na tentativa de combater o avanço da Covid-19.