Atletismo brasileiro inicia preparação olímpica com camping de revezamentos
Com a participação de 23 atletas – 12 no masculino e 11 no feminino – a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) encerrou neste domingo (31), o Camping Nacional de Treinamento de Provas de Revezamento, que foi realizado durante quatro dias, no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA) , em Bragança Paulista (SP).
O camping foi coordenado pelo técnico Carlos Alberto Cavalheiro, do Comitê Olímpico do Brasil (COB), e contou com a realização de testes e avaliações promovidas pelo Laboratório Olímpico nas áreas de Bioquímica, Fisiologia, Biomecânica, entre outras, bem como ações específicas desenvolvidas para os grupos dos revezamentos.
As equipes do 4 x 100 m masculino, campeão mundial de revezamentos, e o 4 x 400 m misto já estão com vaga assegurada nos Jogos Olímpicos de Tóquio, enquanto o 4 x 100 m feminino entraria neste momento pelo ranking mundial. As mulheres vão tentar confirmar a vaga, de fato, no Campeonato Mundial de Silésia, previsto para os dias 1º e 2 de maio, na Polônia.
Estiveram presentes no CNDA, além dos atletas chamados pela colocação no ranking brasileiro de 2020 e por indicação dos responsáveis pelas equipes, os treinadores individuais de todos os convocados com a intenção uniformizar a preparação dos atletas fora da seleção.
— Passamos orientações importantes no sentido de identificar problemas e colocar algumas noções do que deve ser realizado no dia a dia dos participantes. Nosso planejamento está sendo feito desde antes do Mundial de Yokohama, em 2019, e o nosso grupo ganhou a participação de boas surpresas da velocidade, que chegaram para reforçar a equipe — disse o técnico Felipe de Siqueira, que ao lado de Carlos Camilo de Oliveira, lidera o grupo do 4 x 100 m masculino.
A programação prevê novo encontro dos atletas brasileiros para o período entre 12 e 14 de março no Rio de Janeiro e novo camping de 16 de março a 24 de abril, em Chula Vista, nos Estados Unidos, onde os atletas devem participar de quatro ou cinco competições individuais e por equipes (4 x 100 m e 4 x 400 m), para logo depois viajarem para o Mundial na Polônia.