UFC: veja os 10 lutadores ‘com maior destaque’ dos últimos 6 meses
Essa é a posição em que Dustin Poirier se encontra após seu nocautear McGregor no evento principal do UFC 257 na Ilha da Luta no último fim de semana. A equipe de McGregor quer uma trilogia depois que os lutadores venceram uma cada, enquanto Diaz quer encontrar Poirier no octógono depois que a luta caiu após ser marcada em 2018.
Independentemente de quem ele enfrentar em seguida e do que estará em jogo, uma coisa certa é que Poirier conquistou sua vaga na lista dos lutadores mais quentes da ESPN, que é baseada no desempenho de um lutador nos últimos seis meses.
O painel de 13 membros – os nomes estão abaixo – considera qualidade de vitória e quantidade desde 28 de julho de 2020. Vários lutadores têm mais de uma vitória, mas foram tão impressionantes quanto o grande momento de outro cara?
No caso do nosso número 1, o momento prevaleceu.
1. Dustin Poirier, peso leve do UFC
Últimos seis meses: derrotou Conor McGregor por nocaute no segundo round do UFC 257, que aconteceu no último sábado
McGregor venceu o primeiro round na contagem dos três juízes, mas a estratégia de Poirier de atacar a perna direita de McGregor provou ser decisiva. Ele atacou a panturrilha de Conor McGregor no segundo assalto e encaixou boas combinações de socos para finalizar a luta.
Agora a grande questão é: quem será o próximo adversário de Poirier? O presidente do UFC, Dana White, disse que pode ver uma luta entre Poirier e Michael Chandler pelo cinturão, assumindo que a aposentadoria de Khabib Nurmagomedov se torne oficial e o título fique vago.
2. Israel Adesanya, campeão dos médios do UFC
Últimos seis meses: venceu Paulo Borrachinha por nocaute técnico no segundo round em 26 de setembro
Se Adesanya vencer sua próxima luta, ele certamente estará no topo da lista da próxima vez. Em 6 de março, Adesanya tentará se tornar um campeão de duas categorias ao desafiar o campeão dos meio-pesados Jan Blachowicz.
O domínio que ele exerceu em Borrachinha no UFC 253 provou que será preciso mais do que força bruta para colocar a primeira mancha na carreira de Adesanya, que está 20-0. Seria Blachowicz o escolhido?
3. Khabib Nurmagomedov, campeão dos leves do UFC
Poirier conta como Khabib o impressionou no UFC e se diz interessado em revanche para ser ‘campeão mundial’
Americano nocauteou Conor McGregor no último sábado no UFC 257
Últimos seis meses: venceu Justin Gaethje por finalização no segundo round em 24 de outubro
Enquanto Nurmagomedov for listado como o campeão, ele será considerado um lutador ativo. Antes do UFC 257, Dana White disse que uma performance espetacular poderia tirar Nurmagomedov da aposentadoria. Mas não há indicação de que isso vai acontecer.
Portanto, o próximo passo para um dos maiores lutadores de MMA de todos os tempos é abrir mão do seu seu título e se concentrar em seus outros interesses.
4. Max Holloway, peso pena do UFC
Últimos seis meses: derrotou Calvin Kattar por decisão unânime em 16 de janeiro
Holloway não se limitou a encerrar uma sequência de duas derrotas – ele teve talvez a vitória mais impressionante de sua ilustre carreira, e isso aconteceu na televisão aberta. O ex-campeão dos penas não conseguiu um nocaute apenas por conta da incrível força de Kattar, embora muitos – inclusive White – achassem que a luta deveria ter sido interrompida após o quarto round.
A próxima luta de Holloway quase com certeza será contra o vencedor de Brian Ortega-Alexander Volkanovski no mês que vem, pelo cinturão dos penas. Volkanovski venceu Holloway duas vezes, embora as duas lutas tenham sido muito disputadas, e muitos pensaram que Holloway merecia a decisão no segundo encontro. Holloway dominou Ortega em 2018, uma defesa bem-sucedida do título dos penas. Também há algumas especulações sobre a ascensão de Holloway para o peso leve. McGregor também mencionou uma revanche em algum momento.
5. Deiveson Figueiredo, campeão dos moscas do UFC
Últimos seis meses: empate contra Brandon Moreno em 12 de dezembro; vitória por finalização contra Alex Pérez no primeiro round em 21 de novembro
Sair daquela luta contra Moreno com um cinturão foi um feito impressionante por si só, mas considerando o quão doente Figueiredo estava nas 24 horas que antecederam a luta, é incrível que ele tenha conseguido lutar. Figueiredo precisou ir ao hospital na noite anterior e seu empresário achou que a luta seria cancelada. Acabou por ser uma das melhores do ano.
A revanche está prevista para este ano.
6. Michael Chandler, peso leve do UFC
Últimos seis meses: derrotou Dan Hooker por nocaute no primeiro round no último sábado; nocauteou Benson Henderson no primeiro round em 7 de agosto
Chandler teve uma grande estreia no UFC no evento co-principal do UFC 257 quando derrotou Hooker. Ele então deu um mortal para trás do topo do octógono e desafiou Poirier, McGregor e Nurmagomedov. É difícil fazer mais do que isso.
Se ele não lutar pelo título logo de cara, provavelmente está a uma vitória de distância.
7. Kevin Holland, peso médio do UFC
Últimos seis meses: derrotou Ronaldo Jacaré por nocaute no primeiro round em 12 de dezembro; derrotou Charlie Ontiveros por finalização no primeiro round em 31 de outubro; venceu Darren Stewart por decisão dividida em 19 de setembro; derrotou Joaquin Buckley por nocaute no terceiro round em 8 de agosto
Holland teve um incrível 2020 ao se tornar o primeiro peso médio do UFC a vencer cinco lutas em um ano. Quatro dessas vitórias foram por nocaute ou finalização.
Ele é o décimo no ranking dos médios do UFC, e outra vitória deve colocá-lo no top 10; ele enfrentará o #9 Derek Brunson em 20 de março.
8. Charles ‘do Bronx’ Oliveira, peso leve do UFC
Últimos seis meses: derrotou Tony Ferguson por decisão unânime em 12 de dezembro
Oliveira está em uma sequência de oito vitórias e quer uma luta pelo título contra Poirier. Ele merece.
Mas o poder das estrelas pode influenciar na disputa pelo título, o que pode ajudar Chandler, e até McGregor após uma derrota, mais do que Oliveira. Justin Gaethje disse que Oliveira é o mais difícil da categoria.
Se Oliveira estiver na lista da próxima vez, pode significar que ele se tornou campeão.
9. Stipe Miocic, campeão dos pesados do UFC
Últimos seis meses: derrotou Daniel Cormier por decisão unânime em 15 de agosto
A data finalmente foi definida para a próxima defesa do título de Miocic, que enfrentará Francis Ngannou em 27 de março, naquela quer será uma revanche da luta de 2018, que Miocic venceu por decisão unânime.
10. Jan Blachowicz, campeão dos meio-pesados do UFC
Últimos seis meses: derrotou Dominick Reyes por nocaute no segundo round em 26 de setembro
Se Blachowicz estiver na lista da próxima vez, isso significa que terá entregue a Adesanya sua primeira derrota, já que os dois lutarão pelo título que Blachowicz detém no dia 6 de março.
Blachowicz será a zebra, mas ele também era quando enfrentou Reyes pelo título vago no ano passado. Ele provou que não deve ser deixado de lado.